quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Igreja e o jovem do novo milênio

                              "Eu vos escolhi porque sois fortes" João 2:14b

Uma das fases mais empolgantes da vida é a juventude. Contudo, é notado que a maioria dos jovens não pensa assim. Por outro lado, energia física e emocional estão em alta nessa fase e, muitas vezes, as mesmas ocultam o foco da visão em valores nobres e construtivos. I João 2:14 diz: "(...) Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes...". O mundo em que vivemos é desafiador, dinâmico, e é assustadora a rapidez com que ocorrem as mudanças na atualidade. De repente, o jovem se vê perdido, sem saber o que fazer, ou como agir diante de tantas propostas que envolvem sexo, drogas e diversões.
A família é preponderante na formação de seu caráter e ideais. O referencial deve ser os pais, mas, na falta deles, ele busca modelos de comportamento no mundo secular, passando a viver completamente fora do padrão bíblico-cristão. Por isso, o papel da Igreja é orientá-lo. Analisando essa afirmação, surge a dúvida: Como nós, pastores, devemos agir?
1) Direcionar o jovem à presença de Deus (ensinar a ter uma vida de comunhão, obediência e trabalho);
2) Canalizar seus valores (família, moral, auto-imagem);
3) Oferecer novas perspectivas através de cursos profissionalizantes (informática, inglês e espanhol, música, e outros) e balcão de emprego (intermediando parcerias entre as igrejas e agências de empregos), etc;
4) Criar centros de convívio para jovens como videoteca, biblioteca, salas de jogos, internet-café, etc.
Alguns desses mecanismos têm sido implementados na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo, e o resultado desse trabalho já é visível na vida dos jovens da nossa Igreja-Sede Metropolitana. Ficam aqui como sugestão.
A Igreja que se preocupa com seus jovens e investe em esforços para estabelecer valores éticos, morais e, principalmente, espirituais colherá bons frutos por gerações, tornando-se saudável e próspera. Por isso, o sábio disse: "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás". - Eclesiastes 11:1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário