sábado, 5 de maio de 2012

Sendo Fiel a Cristo em Meu Relacionamento Familiar



A família é uma das grandes bênçãos de DEUS concedidas ao ser humano. O homem difere em muita coisa dos animais irracionais. E entre as muitas diferenças encontra-se a beleza e a profundidade dos laços familiares, das relações de família.
Deus planejou a vida humana de tal maneira que cada bebê, ao nascer, deva ter um lar para recebê-lo, um pai e uma mãe para cuidarem dele e lhe ensinarem os primeiros passos, dando-lhe as primeiras noções e os primeiros ensinamentos da vida. A família é, assim, a primeira escola que cursamos.

DEUS PRESTIGIA A FAMÍLIA

A família surgiu antes de qualquer outra instituição social humana. Quando criou o primeiro casal, e uniu o homem e a mulher, DEUS lhes entregou a responsabilidade de povoarem a terra, criando a família. Ela é, pois, o primeiro e mais importante grupo social humano. Ela vem antes atá da igreja.
O cuidado e a seriedade com que DEUS instituiu o casamento mostram o prestígio que o SENHOR mesmo dá à família. JESUS participou de um casamento, pelo menos. E, em caná da galiléia, ele honrou o casamento, operando seu primeiro milagre. O mesmo JESUS confirma as palavras do primeiro homem a respeito do homem e da mulher que se unem para dar origem a uma família: “Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unirse-á a sua mulher, e serão os dosi uma só carne” (Marcos 10:6,7).

Os escritores sagrados, inspirados por DEUS, deram também o devido destaque à família. Paulo fala a respeito dos deveres de pais e filhos em Efésios 5 e Colossenses 3. Pedro lembra igualmente a responsabilidade dos pais (1Pedro 3:1-7).
  As provas mais sublimes do prestígio que DEUS concede à familia aparecem na referências bíblicas às relações do crente com DEUS, comparadas às relaçoes familiares. DEUS se apresenta e é apresentado frequentemente como pai. Ele nos chama de filhos. JEUSU afirma que quem faz a sua vontade pertence à sua família. A Bíblia fala dos crentes como pertencendo à família é coisa séria. E quem se levanta tentando desintegrar a família, acha-se na verdade lutando contra DEUS.

ESCOLA DA VIDA

Os mandamentos dados por DEUS através de Moisés ao povo de Israel vieram escritos em duas tábuas de pedra. Na primeira, achavam-se os mandamentos referentes às relações humanas. Eo primeiro dessa segunda série é aquele que manda honrar pai e mãe. Este quinto mandamento liga a primeira série as relações com o próximo. Segundo Paulo, este é o primeiro mandamento com promessa, a promessa de felicidade e vida longa sobre a terra (Effésios 6:2,3).
Os filhos que aprendema honrar pai e mãepreparam-se devidamente para enfrentar a vida, já que o lar não é só uma casa para nos abrigar da chuva e do vento. Nem apenas um dormitório ou restaurante. O lar é uma escola que ensina a viver.
  De acordo com Charles Allen, autor de A Psiquiatria de DEUS, “de certo modo os pais constituem o primeiro deus que a criança conhece. Do mesmo modo como aprende a amar e respeitar seus pais, assim também a ciança irá amar e respeitar a DEUS”.
   Também o respeito aos pais é caminho para reconhecimento e o respeito pelas autoridade. Se o filho não honra pai e mãe, dificilmente ele se submeterá à autoridade, mesmo que sofra as duras consequencias de sua atitude. A família, organizada segundo a vontade de DEUS, mostrará aos seus componentes que não viemos numa anarquia mas numa sociedade ordenada e ordeira. A causa da rebeldia de muitos podem ser encontradas na falta de princípios de respeito e ordem na família em que nasceram e cresceram.
   No lar, no relacionamento com os demais menbros da família, aprendemos a lidar com outras pessoas. Vivemos numa sociedade livre. Mas essa liberdade é relativa e limitada pela liberdade de nosso próximo. Se no exercício de minha liberdade eu prejudico outras pessoas, meu procedimento já constitui abuso da liberdade.

ESCOLA DA VIDA ESPIRITUAL

A família é também uma excelente escola de instrução para o crescimento da vida espiritual. Se você vive num lar cristão, se seus familiares são crentes e JESUS, você deve alimentar-se da vida devocional de sua família, do culto doméstico, da dedicção de sua família no serviço de DEUS.
    Se você não tem seus pais ou outro familiares crentes, uma grande responsabilidade (mas um precioso previlégio) pesa sobre você. Talvez não consiga reunir seus famíliares não crentes para juntos lerem a Bíblia e para a oração. Mas você pode desenvolver a sua vida devocional; com sinceridade, sem advertências constrangedoras para os outros, vivendo o evangelho de JESUS CRISTO. Depois de algum tempo, sua família descubrirá algo diferente em sua vida, e terá disposição e atenção para a mensagem da vida em CRISTO que você pode apresentar.
  A família tem maiores oportunidade que a igreja para ensinar a respeito de DEUS e das coisas espirituais. Na igreja, você de reúne com outras pessoas para estudo da Bíblia e para o outro culto, umas seiso oito horas por semana. Mas passamuito mais tempo com seus familiares. Ajude então sua família a ser uma escola verdadeira, a respeito de DEUS e de suas coisas.
   Você pode ser uma benção na família, dispondo-se a fazer a vontade de DEUS. Converse com seus famíliares e ofereça seus préstimos para melhorar a vida espiritual da sua família, a fim de que seu lar seja uma casa de DEUS , e sua família, a família de DEUS.

2 comentários:

  1. Irmã Anna desejo-lhe paz de Jesus.
    Seu blog é muito bom, e pela escrita nota-se que o Santo Espírito está em si. O nosso lar deve ser uma igreja, para ensinar exortar e amar, acredito que que aquilo que a criança vê no lar, fica-lhe gravado na mente, e pode ajudar ou não na sua personalidade, familias fortes fazem igreja forte, famílias unidas igrejas unidas.
    É lendo blogs assim que aprendendo mais uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    Ps. Se seguir meu blog, saiba que irei retribuir.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo,gostaria de indicar meu blog:willian bugiga e o site:www.convertidos.com.br
    A paz de CRISTO.

    ResponderExcluir